quinta-feira, 5 de abril de 2012

MUDANÇA E TRANFORMAÇÃO SOCIAL

        Deus instituiu o homem e a natureza, estabeleceu princípios entre eles porem, lhe deu liberdade e confiança. Ele começou a se socializar, cultivar sua bruta inteligência e lapidar suas ideias, desenvolvendo métodos e criando objetos que lhes proporcionassem mais qualidade de vida, tudo embasado na lei do criador. No entanto isso parece ter sido desvirtuado e hoje o homem vive uma constante mudança em seu meio.

       
      A necessidade e o aumento excessivo de consumo, de bens, produtos e serviços, como também a imagem publica tem causado progressivamente uma mudança de rotina e hábitos na sociedade contemporânea e transformada relativamente o modo de viver das pessoas. O desenvolvimento tecnológico atribuído a oferta de aparelhos cada vez mais práticos e eficientes, os tratamentos médicos com métodos solúveis de bem-estar e aparência, a profissionalização com a respectiva ocupação no mercado de trabalho, o domínio capitalista e a disputa por espaço exclusivo e referencial, são indicadores desta evolução.
     

     Enquanto buscamos a igualdade social nos deparamos de forma clássica com a divisão, entre proletariados e capitalistas, a sociedade dimensiona-se em três grupos básicos, relativos a renda e ao estilo de vida, fatores que dificultam ou até impossibilitam o processo de organização e igualdade, algo de grande importância para conceituar um socialismo justo e facilitar a vivencia em coletividade. A sociedade é organismo em crescimento progressivo e transformador, mas, para que seja sucessivo é necessário que cada um sinta-se membro efetivo e parte de um todo, como partes que se completam e se definem igualitariamente, onde cada um ocupa a sua função e busca alcançar o mesmo objetivo, que é viver em harmonia constante com os demais e qualidade de vida, considerando os fatores básicos de saúde, educação, moradia, lazer e segurança, que são de manutenção obrigatória do governo mas, conquista necessária da cidadania.


       
     A tendência do mundo moderno é evoluir e isso ocorre no ritmo acelerado de crescimento populacional, habitacional, profissional e industrial. Para acompanhar esse constante crescimento é preciso vencer obstáculos, modificar métodos e flexibilizar os meios de acesso a serviços e a informação, porém, a burocracia insiste em atrapalhar este contexto social, mesmo com o uso da internet e outros meios tecnológicos ainda estamos atrasados e ancorados em muitos aspectos. Parte disto, se da pela falta de atualização e modernização de muitas empresas e instituições e em particularidade, por outro lado, por questão de segurança, em manter acessíveis e invioláveis dados e serviços de uso coletivo, garantir um sistema de qualidade onde todos possam ter acesso, mas de forma restrita e individual. A partir de então, podemos relacionar segurança com burocracia. Sentimos a necessidade de mudar, os meios de acesso, de forma mais eficiente, prática e com agilidade.
           
      Por fim, para se viver com qualidade, com harmonia e paz, é preciso união, organização e bom senso para confrontar a evidente transformação social, agir com fundamentação nos valores humanos e nos princípios éticos estabelecidos e, sobretudo fazer jus aos mandamentos da lei de Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

Carlinhos, seu blog esta show de bola amigo! e essa matéria é incrivel, tema bem descrito. Parabéns.!