O processo de avaliação de alunos na rede publica de ensino ainda é um pouco padronizada e limitada, a tempos atrás o aluno era avaliado basicamente pela nota obtida na prova escrita, método este que não é o bastante correto, pois a nota pode ser de um conhecimento vulgar, ou seja, de uma eventual “pesca” ou “cola” como costuma chamar os professores, com isso se prejudica o aluno e a escola comete um equivoco de avaliação, este fato constata uma das falhas no sistema de educação. Nos últimos anos foram implantados outros métodos para avaliar, tais como o comportamento na sala de aula, o desempenho disciplinar e a participação nas atividades, isto facilitou mais para o professor e estimulou o educando ao estudo ativo, mas ainda não é o bastante. O processo de avaliação deve conter três tópicos importantes, o professor deve Diagnosticar o conhecimento e o desempenho do aluno, Controlar este desempenho de forma sensível e complexa e Classificar este conhecimento em níveis correspondentes ao que foi aplicado envolvendo o aluno a interdisciplinaridade escolar, não deixando de considerar a sua faixa etária, as suas dificuldades cotidíanas e o seu relacionamento com a turma e com a sociedade em geral, só assim é possível identificar e avaliar melhor a competência do aluno.
“O educando necessita de oportunidade para expressar o seu conhecimento e descobrir que o mesmo é útil na sua vida”.
Um comentário:
Avaliação; esse é um tema complexo. Que precisa ser cada vez mais discutido, principalmente em relação a educação pública. Muito boa discussão mesmo.
Raniel
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