domingo, 7 de agosto de 2011

SER PROFESSOR PRA QUE?

O ato de repassar o conhecimento adquirido é um ato de bom senso, no entanto desafiador, pois existe certa diferença entre ensinar e praticar conhecimentos, qualquer pessoa é capaz de aprender algo, mas não é qualquer pessoa que é capaz de ensinar o que aprende, fato que se compreende entre a teoria e a prática.
         De acordo com a pedagogia, professor é um profissional qualificado para inserir conhecimentos formando pessoas para a vida profissional e social, mas do ponto de vista pratico é muito mais que isso, não é apenas uma profissão, é também um dom e quem o recebe tem a missão de praticar, não só para o seu bem pessoal, mas para o bem da sociedade, pois o professor além de parcialmente educar ele aprimora conhecimentos, desperta talentos, incentiva o bom censo e quebra as barreiras da timidez, possibilitando aos educandos o reconhecimento da sua própria pessoa. Isto se faz quando o profissional trabalha de forma ativa sem se restringir apenas ao conceito da didática e da pedagogia, é a partir deste ponto que nasce a interrogação “Ser professor pra que?”, pra suprir as necessidades financeiras já que a categoria é bem remunerada? Por que é a única opção de qualificação disponível? ou só para aparecer na historia da educação do país? Estes entre outros são possíveis fatos que levam uma pessoa a tomar a decisão de ser professor, pensando em remuneração nem adianta se animar muito, pois é uma classe ainda pouco priorizada pelo poder publico, não é a toa que frequentemente ocorrem greves nas universidades e escolas publicas.
         Para tomar a iniciativa de Ser Professor é necessário ter uma razão, um objetivo coletivo, tal como contribuir para o aperfeiçoamento da cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa no futuro. A função exige responsabilidade social, sensibilidade humana e dinamismo, não basta apenas passar conhecimentos, é preciso passar também amor e confiança, sonhar junto com seus alunos e fazer com que eles acreditem que podem também chegar até o topo da montanha.
TURMA DE PEDAGÓGIA - E.E.M ADAUTO LEITE/EXTENSÃO PALESTINA-2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Ser professor é gratificante. É formar para a academia e para a vida. "Feliz daquele que ensina o que aprende."

Raniel