segunda-feira, 2 de abril de 2012

Imunização - A Vacina

     SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR.! PREVINA-SE!



      O ser humano em si, é muito vulnerável a determinados organismos que causam risco a sua saúde, pra enfrentá-los, precisamos de outros organismos de defesa para o corpo, os chamados Anticorpos, que são constituídos na fase de crescimento, de modo natural e de acordo com a alimentação ou através de vacinas aplicadas desde o nascimento, criadas especificamente para tal fim.

       Mesmo com o avanço da ciência e o uso da tecnologia na medicina, não estamos protegidos de certas doenças e nem temos garantia de recuperação e cura em tudo, portanto devemos agir com consciência e dinamismo para preservar a nossa saúde. Sendo assim para que o possamos ficar imunes das doenças e afecções, sejam causadas por vírus, bactérias ou germes, são desenvolvidas por cientistas e pesquisadores de instituições de pesquisa e laboratórios, vacinas especificas para cada tipo de ameaça. É necessário então conscientizar a população da importância das vacinas a serem aplicadas, pois, mesmo não sendo mais tão comuns, ainda existem casos de pessoas que se recusam a tomar a dosagem, algumas por não acreditar na eficácia da vacina, ainda pessoas que por um motivo ou outro deixam de ir aos postos de saúde para se vacinar, principalmente quando se trata de idosos, nas campanhas de vacina anual contra a influenza (gripe), o fato de a vacina causar reações estranhas em algumas pessoas, assusta de certa forma a população que por sua vez ignora e vem a optar por não tomar a dosagem, sendo que, esta é de fundamental importância para a sua saúde. O maior problema enfrentado pelo governo no combate a doenças com uso da vacina, surgiu no Rio de Janeiro, crise essa, intitulada como “A Revolta da Vacina”. Diante de situações como estas, cabe aos profissionais da área de saúde a responsabilidade de informar de forma clara e precisa a população, conscientizando-a adesão das campanhas de controle e combate estabelecidas poder publico.
       Desde então, ao longo do tempo a medicina tem conseguido resultados excelentes no combate a epidemias que ameaçam a humanidade, provou-se a eficácia da polemica e essencial vacina, erradicando doenças infecciosas, como a varíola, rubéola, coqueluche, entre outras epidemias. Mesmo assim, surgem eventualmente vírus que se reproduzem e se espalham com facilidade, mas, os investimentos em estudos para a descoberta e produção de novas vacinas, são bem responsórios.  

Nenhum comentário: